15.10.19

O que Aprendi Ensinando


Já vai longe, muito longe, o dia em que enfrentei, pela primeira vez, um grupo de alunos adolescentes de uma escola industrial em Moçambique! Foi longo o percurso até à aposentadoria na Universidade Guarulhos. O tempo passou tão rápido, que mal me apercebi que foram cerca de 44 anos e não apenas uns dias! Embora não esteja mais, oficialmente, em uma sala de aula, quero deixar aqui, neste Dia do Professor, um breve testemunho do muito que aprendi, ao ensinar...
1.  Eu aprendi que o livro didático é bom, é muito importante, mas não é tudo. Não é a única verdade;
2.  Aprendi que para entender os livros é preciso ter vivido, e que para entender a vida é preciso ter lido;
3.  Aprendi que o que me parecia fácil e evidente, não é nada evidente, além de ser bem difícil para o meu aluno. Afinal tudo fica mais fácil depois de sabido.
4.  Aprendi que mesmo que tudo pareça inútil e vão, só o será se formos fúteis ou se desistirmos;
5.  Aprendi que a firmeza de carácter e de atitude é essencial ao ato de ensinar e de aprender, e faz toda a diferença no decorrer do processo, e da vida;
6.  Aprendi que o conhecimento deve fazer-nos humildes e não arrogantes;
7.  Aprendi que existem muitas maneiras de olhar a escola, o aluno, o corpo docente, a avaliação, mas a melhor de todas é o amor;
8.  Aprendi que orgulho e preconceito não podem ter lugar na escola;
9.  Aprendi que sempre tocamos o outro de forma indelével e definitiva, mas raramente saberemos o quão fundas foram as marcas deixadas;
10. Aprendi que conhecimento e educação devem andar de mãos dadas com a compreensão e o amor!

5 comentários:

  1. E pra vc, minha prima, dou nota 10 ! 😍

    ResponderExcluir
  2. Estou amando ler suas histórias.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jo Silva pelos comentários! Foi removido o que veio duplicado. è muito bom saber que somos lidos e que estamos agradando! Beijos!

      Excluir